Pesquisa mostra resultados da campanha Nosso Dinheiro - Matéria publicada no informativo Conexão Real





Pesquisa mostra resultados da campanha Nosso Dinheiro
(Última modificação: 16/03/2010 10:23)

Levantamento revela que peças publicitárias do BC influenciaram mudanças no comportamento do brasileiro

        A campanha publicitária Nosso Dinheiro foi realizada pelo BC em 2009, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso do dinheiro. Por meio de peças publicitárias veiculadas em jornais, revistas, rádio, internet e televisão, o BC incentivou o uso de moedas e divulgou os itens de segurança das cédulas do real. E, de acordo com pesquisa encomendada pela instituição, o trabalho foi bem sucedido: a campanha influenciou o comportamento dos brasileiros em relação ao dinheiro. 

        A pesquisa foi realizada entre 26/11 e 11/12, em oito cidades do país. Foram entrevistados 1.462 brasileiros, separados em dois públicos: população em geral e empregados do comércio.

        De acordo com o levantamento, 6% da população afirmam ter adquirido o hábito de conferir as cédulas após ver a campanha. A parcela que sabe identificar os itens de segurança das notas também aumentou: 13% aprenderam pelo menos uma nova forma de reconhecer cédulas falsas. E, finalmente, 3% deles admitiram ter passado a usar moedas com mais frequência. 

        Entre os empregados do comércio, 92% têm o hábito de conferir as cédulas. Desse total, 8% afirmam ter aprendido, com a campanha, alguma forma de identificar uma nota falsa, 6% reforçaram o hábito de conferir cédulas e 4% usam moedas com mais frequência. 

        João Sidney de Figueiredo Filho, chefe do Mecir, alerta para a necessidade de continuar conscientizando a população sobre o uso do dinheiro. De acordo com ele, campanhas desse tipo ajudam a reduzir os gastos públicos. O servidor cita como exemplo a campanha de incentivo a circulação de moedas. "Além de facilitar o troco, a circulação das moedas reduz os gastos que o BC tem com a fabricação", afirma o servidor.

        Sidney conta ainda que a realização da pesquisa é importante porque identifica os pontos fortes e fracos da campanha e permite direcionamento para novas ações.

Elogios

        O caráter educativo da campanha Nosso Dinheiro foi bastante elogiado pelos entrevistados e a mensagem veiculada nas peças foi assimilada pela grande maioria deles: 94% dos que se lembraram da mensagem descreveram corretamente seu conteúdo. Entre a população em geral, 55% lembraram-se da campanha. Entre os empregados do comércio, a porcentagem foi de 60%.  

        A campanha Nosso Dinheiro foi realizada de 21/10 a 31/12. Entre os destaques das peças, uma série de vídeos institucionais com o tema Verdadeiro ou Falso, que chamavam a atenção do cidadão para a necessidade de conhecer as características do dinheiro. Os hotsites Dinheiro de Verdade e Use suas Moedas foram criados com o mesmo objetivo. Até a data de conclusão do levantamento, as páginas na internet haviam recebido 404 mil e 144 mil visitas, respectivamente. 

(Luzeni Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário